Curtir

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Professora Eneida Fádell: um relato de experiência

O Kung Fu Wushu esta presente em todo terrítorio nacional, em cada parte do nosso país há praticantes desta formidavel arte marcial. Então, hoje pessoal, convido-os a conhecerem a história da Professora Eneida Fádell. ELa mora na cidade de Ananindeua/Pará, seu trabalho consitse na fantástica mescla entre o conhecimento científico ocidental e o saber da cultura chinesa.
Vale a pena conferir, logo abaixo:


"Somente o desejo de conhecimento nos eleva acima das coisas 'terrestres'! Para conquistarmos algo na vida é preciso lutar, persistir, perserverar!"
 Profª Eneida Fádell


O relato de experiência  


Como a maioria das pessoas, comecei a treinar Kung Fu para adquirir habilidades de defesa pessoal, queria saber socar, chutar e fraturar com eficiência. Queria me " defender" dos possíveis agressores de rua, pois onde eu moro eles são muitos! Logo entrei em uma academia muito simples aqui no meu bairro, isso há pouco tempo, 6 anos atrás.
Ao entrar em contato com o treinamento, com os instrutores, logo percebi que o kung fu não é algo para se bater nas pessoas, ou uma simples defesa pessoal. No começo, eu só queria isso, mas com o decorrer do treinamento, percebi que o meu controle psico-emocional iria me ajudar mais do que uma aula de apresamentos ou torções.
Foi aí que eu entendi o sentido filosófico, percebi que o kung fu é algo que trabalha a mente, o corpo, mas acima de tudo o espírito. Eu era universitária, da Universidade Federal do Pará, licenciatura plena em Educação Física, isso também foi fundamental na minha compreensão sobre a arte marcial, pois na graduação de Educação física temos uma linha de pesamento que é a Cultura Corporal (Cultura do Movimento), a reflexão em cada ato.
Com 6 meses de treino, eu já estava muito determinada no que eu queria dentro do Kung Fu. Sabia que o treinamento me proporcionava um imenso prazer, mas também proporcionava um equilíbrio que eu estava precisando!
A idéia de adquirir habilidade de auto-defesa foi sendo substituída pela idéia de aprimoramento pessoal, humano, e principalmente científico, pois como acadêmica, sempre direcionei meu trabalho para essa linha.

Profª Eneida em uma apresentação - UFPA
Ao escolher um tema para o TCC, escolhi uma pesquisa de campo, onde o Tema foi : A análise Morfo-funcional dos praticantes de Kung fu do estilo X de Ananindeua (minha cidade aqui no Pará). Selecionei 11 altetas, fiz teste de força, resistência, flexibilidade, tudo com protocolo, tudo pautado no Treinamento desportivo. Mas ao fazer uma pesquisa quantitativa, percebi logo a dificuldade: o Conceito Semântico do Kung FU, sua tradução literária e a carência bibliográfica.

Fui as federações aqui, fiz entrevistas, consultei um livro e uma Psicopedagoga, que ao meu ver, foi o único livro coerentemente correto que encontrei na época, O Tao da Educação. Enfim, fiz o TCC, tirei Excelente (nota 10), a UFPA trabalha com conceitos e não com números.

Depois disso (2 anos depois) fundei o Grupo de Estudo e pesquisa em Kung Fu, onde a busca é pela fundamento semântico, mas pelo treinamento ideal, pois, a minha visão é que muitas vezes o kung fu tem sido mal aplicado porque não se compreende realmente o que ele é, o que quer dizer é qual a proposta milenar pela qual os Sábios se propuseram a criá-lo.



Criei um grupo com 3 pessoas, começamos a treinar " fisicamente", mas ao lermos diversos autores, discutimos os temos e fazermos a ligação com o treinamento direto.

Hoje, esse grupo se expandiu, sou não só lider, mas, responsável por tudo, pelas aulas, pelo treinamento, e com isso ganhei o respeito dos meus alunos, que hoje são em torno de 30 alunos.
Dou aula na Paróquia Santa Rita de Cássia aqui perto da minha casa, o trabalho acadêmico cresceu tanto, tão rápido, que mal vi isso acontecer, tanto em número de pessoas, como a dimensão que ele atingiu.

Tenho aqui, parceria na ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA, isso nos ajuda muito, tanto nas apresentações artísticas, como na continuidade de minhas pesquisas, tenho parcerias em São Paulo, no Centro Internacional de Shaolin Wushu, com o professor Gutemberg.

Fui até São paulo, 2 anos atrás e disse pra ele que gostaria de receber treinamento, falei do meu perfil, do meu interesse e ele permitiu que eu treine lá. Deixei claro os meus objetivos, disse que sou educadora, pesquisadora e artista. Eu não dou graduação a ninguém no meu grupo, treino eles pela essência e pelo merecimento, o Professor Guto é uma pessoa maravilhosa, ele só exige que saibamos respeitar a escola dele e o que ele faz.


Essas parcerias também é algo que ajuda esse trabalho aqui, apesar do caráter acadêmico do Instituto de Kung Fu Vida Longa, meu trabalho é para a comunidade, para aqueles que não tem condições financeiras de investir nas "altas mensalidades" que a maioria das escolas de Kung fu cobram. Eu cobro uma mensalidade de r$ 15,00 mensais para ajuda de custo, pois sou responsável aqui por 30 alunos, onde a maioria é criança e adolescente, tenho até uma moça " especial" com uma "deficiência", que através do Kung Fu ela já melhorou muito!

Professora Eneida e sua equipe

"Digo aos meu alunos, aos leitores do Blog: EU NÃO SOU MESTRE DE KUNG FU! EU NÃO TENHO FAIXA PRETA NA CINTURA! Mas sei o tamanho e dimensão do meu trabalho na vida dos meus alunos. EU SOU EDUCADORA! e Faço isso através do KUNG FU!"

Pessoal, conheça melhor o trabalho da Profª Eneida, clicando aqui.
Agradeço pela visita!
Força e paz a todos.


2 comentários:

Eneida Fádell disse...

Obrigada pela oportunidade e parabéns pelo seu blog!

Rafael Lira disse...

Obrigado Eneida! Mas, na verdade eu que agradeço por voce aceitar estar aqui no meu blog.
Parabéns pelo belo trabalho que tem realizado. Espero publicar muito mais sobre seu trabalho. Abraço.